domingo, 3 de maio de 2015

Quais são os benefícios do visagismo para o profissional da maquiagem?

O visagismo se aplica a todas as áreas relacionadas à criação da imagem pessoal e consiste em duas etapas: descobrir o que o cliente deseja expressar através de sua imagem e, depois, transformar essa intenção numa imagem com harmonia e estética. O domínio desse método permite que o maquiador faça uma leitura da imagem e do rosto da cliente, conscientizando-a sobre o que expressam e o que o rosto revela do seu temperamento, induzindo-a a refletir sobre si mesma para definir o que deseja passar por meio de sua imagem. Só isso já é um enorme diferencial. Mas, além disso, o profissional passa a trabalhar com um profundo conhecimento de como a imagem funciona e o que os elementos visuais que cria, ao construir planos de luz e cor, expressam, o que expande sua criatividade. Chamo isso de uma alfabetização visual. Sem esse conhecimento, ele depende da sua intuição, experiência acumulada e de macetes aprendidos.
  

.........................................................................................................................................................

O que o profissional precisa saber sobre a composição de uma imagem?
Uma imagem é essencialmente uma composição de linhas, formas e cores que estabelece o que a imagem representa - uma pessoa, uma foto, uma paisagem, por exemplo-, sua estética -se a consideramos bonita ou feia-, e o que ela expressa -força, dinamismo, delicadeza. Esses elementos são símbolos universais, que todo mundo reconhece instantaneamente e que são processados pelo cérebro emocional. Sabendo identificar as linhas e formas no formato do rosto e nas feições e o que expressam, podemos identificar o temperamento de uma pessoa, mas não sua personalidade. Isso resolve o maior desafio do profissional de beleza: saber quem é sua cliente. Ao fazer a análise, sua cliente começa a refletir sobre si mesma e consegue decidir com muito mais facilidade e clareza o que deseja expressar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente